Cuidado com Fundos de Renda Fixa
- Jose Antonio Zindel Deboni
- 25 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2022
Em tempos onde a taxa de juros básicos da economia (Selic) está elevada (na casa dos 13%) é comum os investidores receberem ofertas para investirem em fundos de renda fixa, acreditando que estão fazendo um bom negócio. Mas pode não ser o melhor negócio.

Vamos dar um exemplo onde o banco Itaú enviou uma sugestão de investimento por email, onde um dos produtos listados estava o Itaú IPCA Action RF.

A melhor forma de você analisar um fundo de investimento é através da lâmina do produto, ela contém as informações mais relevantes para seu entendimento. Mas aqui vamos destacar apenas dois pontos :
1) Objetivo do Fundo
O Itaú IPCA Action Renda Fixa é um fundo de renda fixa que busca superar IPCA + 3% nos médio e longo prazos, atuando principalmente nos mercados de juros, índices de preço e crédito privado no Brasil.
2) Rendimento nos últimos 12 meses
10,49%
Conclusão: O rendimento de 10,49% ficou abaixo do IPCA no mesmo período (11,89%), assim a proposta de no mínimo corrigir a inflação mais 3% de juros reais não ocorreu.
Vale lembrar que fundos de investimento não garantem rentabilidade eles sempre buscam atingir o objetivo.
Se você busca rentabilidade com proteção de inflação veja os títulos do tesouro direto; hoje existem títulos que garantem o pagamento de IPCA + 6% desde que você leve o título até o vencimento.
Na Virtus-4 temos cursos de Fundos de Investimentos e Tesouro Direto, com informações objetivas e relevantes para você entender e investir cada vez melhor.