Nossos leitores já sabem que investir é importante pois é uma maneira certa e objetiva de se atingir a liberdade financeira. Vocês também devem estar acostumados com a oferta de produtos de investimentos financeiros sempre com a promessa de ótimos retornos. Mas aí vem a pergunta: como você acompanha os resultados dos seus investimentos ou da sua carteira de investimentos? Como saber se o rendimento está adequado ou não aos seus objetivos?
A maioria dos bancos e corretoras geram extratos a cada final de mês. Também os aplicativos e sites das instituições podem ajudar nessa avaliação, fornecendo instrumentos de análise e comparação. Mas o importante do acompanhamento é sempre a referencia, e é aí que os indicadores entram para auxiliar (ou não) na sua análise.
Vejamos 3 exemplos abaixo:
1) No primeiro gráfico abaixo, temos a comparação da performance (rendimento percentual) de um fundo de investimento. O primeiro indicador utilizado é o CDI que é a taxa básica de juros utilizada pelos bancos. Como o objetivo do fundo é render tanto quando o CDI as duas linhas (verde e amarela) estão sempre muito próximas.
2) Já no segundo exemplo, temos um gráfico demonstrando o mesmo resultado do fundo, porém agora comparando com o IPCA, que é o indicador oficial de inflação. Perceba que temos um distanciamento que aumenta gradativamente até setembro, sendo que a linha verde (IPCA) está acima do rendimento do fundo, apenas no mês de agosto que há um cruzamento e inversão das posições. Ou seja, apenas a partir de agosto esse fundo passou a render mais que a inflação.
3) Observando o terceiro gráfico, fazemos a mesma comparação porém agora usando a inflação (IPCA) adicionando 6%. Falando dos resultados, percebemos que as linhas ficam mais afastadas e nunca se cruzam nesse período de análise.
Mesmo produto com performances distintas, a depender do indicador utilizado.
Conclusões:
Se seu objetivo é crescimento do capital o melhor indicador seria o IPCA+6, ou IPCA + alguma coisa, pois ele demonstraria para você que seu capital está crescendo 6% (ou X%) acima da inflação, ou seja, além de você manter seu poder de compra, ainda está crescendo um percentual a mais e criando riqueza. Esse indicador é o melhor para aqueles que ainda estão formando patrimônio financeiro.
Mas se seu objetivo é apenas manter seu poder de compra, o IPCA é o melhor e mais simples dos indicadores. Serve principalmente para as pessoas que já formaram um patrimônio financeiro e estão retirando renda do mesmo.
E o CDI? Apesar dele ser o mais utilizado para comparar rendimentos da Renda Fixa ou de Carteiras de Investimentos, ele apenas irá dizer se seu retorno está dentro ou fora do esperado para um investimento sem risco, já que obter 100% de retorno do CDI é algo bem comum. Além do mais o CDI não garante que você está mantendo seu poder de compra ou até mesmo gerando riqueza, uma vez que ele pode estar abaixo da inflação.
Existem outros indicadores com os quais você pode comparar seus investimentos e sua carteira de investimentos, mas não se esqueça que praticamente você precisa de duas coisas:
Manter seu Poder de Compra;
Crescer seu Patrimônio Financeiro.
Qualquer outra coisa, não é relevante.