top of page
Foto do escritorJose Antonio Zindel Deboni

Os 5 estágios do dinheiro

Atualizado: 9 de set. de 2022

Até aqui, fizemos as explicações preliminares sobre os 3 principais números e também calculamos os mesmos. Temos uma planilha de orçamento anual, já com um preenchimento de exemplo, mas é importante que você faça o seu individualmente.



Partindo do resumo que fizemos :


A primeira providência é criar o fundo de emergência; ele deve ser a sua prioridade. Então para que isso seja possível você precisa estar com as contas organizadas:


  1. Se você possui contas atrasadas deve primeiramente acertar essa situação;

  2. Se você possui dívidas onde a antecipação do pagamento possui desconto, pague primeiro estas dívidas;

  3. Se ainda não fez, faça um orçamento mensal e acompanhe.


Sem organizar o básico em suas finanças, você até pode formar um fundo de emergência, mas ele poderá ser utilizado rapidamente e sem necessidade por falta de controle.


Para formar um fundo de emergência é preciso ter atitude e disciplina. Atitude para mudar seu comportamento atual e disciplina para que a atitude se repita e se transforme em um hábito.

Para que sua jornada rumo a Liberdade Financeira seja segura, você deve trilhar os 5 Estágios do Dinheiro.

E para atingir o primeiro estágio que é poupar, a principal mudança deve ser: viver com menos do que você ganha .


Sim, isso mesmo, você deve estabelecer seu padrão de vida um pouco abaixo da sua capacidade financeira. Essa é a única forma garantida e que está no seu controle de alcançar sua liberdade financeira.



Isso não significa dizer que sua vida ficará estagnada ou que você viverá em condições precárias, muito ao contrário, isso garantirá uma contínua evolução do seu padrão de vida e da sua capacidade financeira.




A figura ao lado exemplifica como isso funciona. A medida em que você gasta menos do que ganha uma "sobra" de dinheiro é criada que pode ser poupada e investida, fazendo seu dinheiro crescer, elevando seu poder de compra. Se você mantiver seus gastos sempre em nível menor do que seus ganhos seu padrão de vida irá evoluindo sempre, porque seu poder de compra está evoluindo também.




Uma estratégia que funciona muito bem para a grande maioria das pessoas é estabelecer um percentual da sua renda e poupar todas as vezes em que houver a entrada de recursos. Isso vale para quem recebe salário, trabalha como autônomo, ou exerce qualquer outra atividade remunerada. Em finanças pessoais chamamos isso de "pague a si mesmo em primeiro lugar". É como se você emitisse um boleto de pagamento para você mesmo.


Outro ponto que também ajuda a formar o fundo de emergência mais rápido é que qualquer quantia extra que você receba ex.: 13º salário, bônus ou participação de resultados, horas extras, uma venda maior, restituição do imposto de renda; você poupa a maior parte e gasta a menor parte. Quer dizer que se você está guardando 10% da sua renda mensal, o extra você guarda 90% e gasta 10%.


Aqui outro ponto importante, use sempre parte dos recursos extras consumindo algo que te dará prazer, assim você transforma o processo em uma jornada agradável.


Outra alternativa que você pode considerar para formar o seu fundo de emergência é a questão do desapego. Sim, colocar a venda aqueles itens que você tem estocado e que não usa mais. Você irá ficar surpreso com a quantidade de pessoas interessadas por coisas que você não dava valor. Use os sites disponíveis como OLX, Mercado Livre, Enjoei entre outros.


No próximo episódio falaremos onde os recursos do seu fundo de emergência devem ser investidos. Não deixe de interagir com nossos conteúdos, seja na Plataforma da Virtus (www.virtus4.com.br) no Instagram (@virtus.4) ou no LinkedIn (@virtus4) .



Comments


bottom of page