O mercado tende sempre a exagerar nas notícias boas e ruins, porém via de regra quando a notícia é ruim, o exagero é ainda maior e o mercado sai vendendo a qualquer preço. Muitas vezes quem está vendendo nem sabe ao certo o que está acontecendo mas vende antes verifica depois.
No exemplo temos o fundo imobiliário HCTR11 que foi questionado por possível conflito de interesse. Esta situação ocorreria em função do fundo estar investindo em ativos que pertenceriam a sócios do próprio fundo, gerando o possível conflito de interesse. Aqui não iremos entrar no mérito se há ou não o conflito, mas que por conta de uma notícia as cotas do FII se desvalorizaram em mais de 16% em poucos dias (veja no gráfico abaixo).
Fonte: MSN Dinheiro
Já na sequencia temos um retorno das cotações em níveis mais elevados porém ainda distante do pico. Essas oscilações abrem oportunidades de compra para possíveis valorizações. Certamente o importante é entender o que ocorreu com aquele ativo especificamente, se há realmente algum risco envolvido e dimensionar esse risco em relação aos seus investimentos, tudo antes de investir.
É por isso que as fontes de informações possuem uma relevância muito grande, principalmente em se tratando de assuntos sensíveis como mercado e investimentos. Notas e chamadas em sites de notícias podem ser distorcidos para chamar atenção e aumentar a audiência sem preocupação com a realidade.
Selecione bem suas fontes de informação, verifique se as mesmas pertencem ou não a grupos financeiros, onde pode haver conflitos de interesse ou simplesmente uma baixa qualidade.
Mas não se esqueça que a diversificação, o bom dimensionamento do risco são importantes ferramentas na hora de investir. Aproveite as boas oportunidades de ganho que o mercado pode oferecer mesmo com notícias ruins porém, se não participar de todas isso não fará mal nenhum ao seu patrimônio.