É muito comum, se você é cliente de banco ou corretora de valores, receber recomendações de investimentos conforme o perfil. Como a diversificação é tida como uma regra geral de boas práticas em investimentos os bancos e corretoras a título de prestação de serviço disponibilizam alocações conforme cada perfil do investidor. Vamos usar a alocação (ou "pizza" como alguns gostam de chamar) abaixo como exemplo.
Não entraremos no mérito de analisar ou criticar se concordamos ou não com a distribuição percentual entre os ativos, mas sim chamar a atenção para quanto você como investidor compreende a recomendação e os riscos envolvidos.
Como não existe um padrão para as denominações dos ativos dentro dessas alocações, as vezes a uma primeira vista não é tão simples concluir no que estaremos investindo no caso de aceitar essa recomendação.
Alocação Perfil Moderado ÍON (Itaú)
Pós-fixados, Prefixados e Inflação dão a entender que estamos falando de ativos atrelados a Renda Fixa em cada uma das categorias.
RF Internacional, deve estar associado a ativos de Renda Fixa alocados no exterior, assim como RV Internacional seria a parte de Renda Variável alocada no exterior.
Ações seria a parte de Renda Variável local. Já os Multimercados são instrumentos que devem atuar em vários mercados (Juros, Câmbio, Bolsa, Metais, Cripto...) simultaneamente.
Já a alocação em Alternativos, fica mais difícil de saber do que se trata, mas é provável que seja algo diferente de tudo aquilo que falamos anteriormente.
Abaixo você encontra a lista de ativos (produtos) recomendados para essa alocação.
O que podemos ver no geral é que quase a totalidade dos ativos são Fundos Mútuos de Investimentos, atrelados as respectivas classes conforme listamos anteriormente. Apenas os produtos da classe Alternativos não são Fundos Mútuos (são dois fundos imobiliários e um BDR de ETF de ouro).
Algumas considerações:
1) podemos perceber a presença de produtos da casa como Fundos Itaú ou Kinea (gestora onde o Itaú é sócio)
Questão: pode haver algum conflito de interesse
2) são 12 fundos mútuos de investimentos, que precisariam ser avaliados termo a termo para um completo entendimento das políticas de investimentos assim como dos riscos envolvidos e taxas cobradas;
Questão: dificuldade de entendimento e acompanhamento
3) os produtos listados na classe de Juros Pós-fixados estão 100% alocados em Crédito Privado (incluindo o CDB do próprio Banco)
Questão: O risco envolvido no crédito privado pode não ser compatível com o retorno. No caso do CDB poderia apenas ser substituído por Títulos Pós-Fixados do Tesouro Direto (Tesouro Selic)
4) são 17 produtos diferentes na totalidade;
Questão: No caso de se fazer um novo aporte como dividir o recurso entre todos os produtos, ou se for investir em apenas alguns haverá um desbalanceamento da alocação
Conclusão Final
Investir é um ato de responsabilidade com você mesmo pois está atrelado com a capacidade de realização de objetivos. O conforto e o sucesso do ato de investir é diretamente proporcional ao seu conhecimento. Invista em conhecimento sempre!